quinta-feira, 28

de

março

de

2024

ACESSE NO 

Enquete mostra que Passos renovou seu capital político com reeleição

Últimas Notícias

- Ads -

Mais gente passou a confiar no prefeito, mas oposição mais forte pode desestabilizá-lo

AVALIAÇÃO

- Ads -

A enquete divulgada pelo JMais no fim de semana com 351 eleitores de Canoinhas mostra que apesar de enfrentar uma oposição bem mais incisiva que no primeiro mandato, Beto Passos (PSD) se fortaleceu e renovou seu capital político com a reeleição. Resta saber se isso se mantém até 2022, quando vai ter a chance de se candidatar ou indicar um ungido para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Não é só um pedido de CPI que paira como uma nuvem negra sobre a cabeça do prefeito (cabe ressaltar que a enquete foi feita antes do pedido ser divulgado). O nome do prefeito como sócio-administrador de um posto de combustíveis que, ressalte-se, até agora ninguém provou conter nem um ponto de ilegalidade, mas que – sendo ele figura pública que é – vem fomentando boatos que já poderiam ter sido esclarecidos por Passos. Há, ainda, a operação Et Pater Filium, que já prendeu os prefeitos de Bela Vista do Toldo e Major Vieira. Não há nada que ligue diretamente Passos às maracutaias protagonizadas pelos dois, porém, o fato de um empresário envolvido na operação ter tido 24 contratos com a prefeitura de Canoinhas não foi suficientemente esclarecido com a rescisão dos contratos. Afinal, Joziel Dembinski limitava as atividades ilícitas aos municípios da região, e em Canoinhas tudo acontecia com a mais absoluta lisura?

Passos é resiliente e tem um instinto político que o diferencia dos demais prefeitos da região. Desde cedo soube fazer do limão uma limonada. O anúncio de R$ 10 milhões em investimentos no dia em que a oposição disse que abriria a CPI mostra o quanto ele é bom em desviar assuntos desagradáveis.

Se, ao final da CPI, a oposição não conseguir colar nele a problemática compra dos livros e, concluída a operação Et Pater Filium nem um cisco cair no paletó do prefeito, Passos sai ainda mais fortalecido e com campo livre para galgar novos degraus na bem-sucedida, até aqui, carreira política.



A MAIS ATUANTE

Vereadora Juliana Maciel/Moisés Gonçalves/Divulgação

A liderança de Juliana Maciel (PSDB) entre os vereadores mais bem avaliados de Canoinhas encontra amparo na sua gestão à frente do Procon Municipal e mostra a importância desse órgão. Claro que há outros fatores como a boa oratória e o senso de oportunidade, mas o fato de Beto Passos ter se incomodado tanto com uma opositora à frente do órgão a ponto de demiti-la sem maiores explicações às vésperas da eleição diz muito sobre seu potencial.



PARECER

Sobre o parecer da assessoria jurídica da prefeitura de Bela Vista do Toldo para não se pagar gratificações a comissionados, pareceres não precisam necessariamente ser seguidos. Ocorre neste caso, contudo, que há uma lei federal que proíbe a concessão de benefícios enquanto perdurar o decreto de calamidade por conta da pandemia. Houve questionamento ao Supremo, que ratificou a constitucionalidade da lei.




REFORMA

O projeto de lei do Imposto de Renda aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira, dia 1º, removeu benefícios tributários para medicamentos contra o câncer e a Aids e manteve os aplicados a aeronaves e embarcações.

O projeto revoga as normas que abatem PIS e Cofins de empresas que fabricam ou importam medicamentos e produtos farmacêuticos. Na lista atual de isenções estão remédios de uso contínuo para tratamento de doenças como câncer, hipertensão, Aids, doenças cardíacas e diabetes, além de antibióticos, anti-inflamatórios e outros.




BOLSONARISTAS

Quase metade dos policiais militares brasileiros (48%), da ativa ou da reserva, com perfis abertos em redes sociais interagiram com páginas de conteúdo bolsonarista entre janeiro e agosto deste ano — 21% estavam em redes moderadas e 27% marcaram presença em redes mais radicais, de conteúdo disruptivo e antidemocrático.

Os dados são do estudo “Política entre policiais militares, civis e federais do Brasil”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?