quarta-feira, 27

de

outubro

de

2021

ACESSE NO 

Encontrados fósseis de conodontes, ancestrais dos peixes, em Mafra

Últimas Notícias

- Ads -

Espécie viveu há 295 milhões de anos

Fósseis de conodontes foram encontrados em Mafra. Os conodontes são uma espécie aquática extinta há 295 milhões de anos. Com aproximadamente 2 e 3 milímetros de largura e 40 milímetros de comprimento, o animal foi identificado como um ancestral dos peixes que conhecemos atualmente. A descoberta foi divulgada nesta terça-feira, 13.

De acordo com coordenador do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, Dr. Luiz Carlos Weinschütz e o professor Everton Wilner, as ocorrências dos fosséis são de 1908, mas a partir da criação do Centro Paleontológico da UnC nos anos 1990, é que foi dado início às pesquisas.

Os conodentes tinham barbatanas, olhos e dentes em formas de cones, muito parecidos com as enguias atuais, e foram um dos primeiros vertebrados.

Reprodução

Fósseis de conodontes já foram encontrados em rochas sedimentares em todo o globo, em regiões geográficas diferentes, porém, os exemplares encontrados em Mafra chamaram a atenção de pesquisadores do mundo todo devido a preservação.

A única parte encontrada do animal foram os dentes. “Não encontramos o resto do corpo porque seu esqueleto rudimentar era cartilaginoso e muito frágil, portanto difícil de preservar como fóssil”, explicou um dos pesquisadores.