terça-feira, 23

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Em uma semana, cinco pacientes saem da intubação no Hospital Santa Cruz

Últimas Notícias

- Ads -

Dos 275 pacientes que já internaram desde o começo da pandemia, metade recebeu alta médica

- Ads -

 

 

Em meio a tragédia que vem sendo a pandemia de coronavírus, há boas notícias também. Duas semanas depois de computar cinco mortos em menos de 24 horas, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) registrou cinco pacientes extubados na semana passada. O procedimento de extubação consiste na retirada do paciente da ventilação mecânica.

 

 

 

A insuficiência respiratória aguda é a principal indicação para a adoção da ventilação mecânica. Com a pandemia de coronavírus, a covid-19 ampliou a necessidade de intubação e evidenciou a escassez de respiradores disponíveis no sistema de saúde brasileiro. Entre os fatores determinantes para o desfecho clínico está a extubação de pacientes com covid-19. O procedimento é o primeiro passo para a alta médica do paciente.

 

 

 

Desde o começo da pandemia, dos 275 pacientes internados em leitos clínicos ou de UTI, 138 receberam alta, o que corresponde a 49% do total. “As notícias são ruins, mas em meio a tanta coisa ruim tivemos a felicidade de ver cinco pacientes sendo extubados em uma semana”, comemora a administradora do HSCC, Karin Adur.

 

 

 

 

 

PAÍS

O Brasil registrou neste domingo, 4, um recuo no número diário de mortes por covid-19 pelo terceiro dia consecutivo, segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O levantamento da Fiocruz mostra que a média registrada neste domingo chegou a 2.747, abaixo do recorde de 3.117 óbitos apurado em 1º de abril.

 

 

Mesmo com a queda, a média diária de mortes é quase o dobro da registrada um mês antes (1.353). Também está 21,6% acima do número de 14 dias antes (2.259 óbitos).

 

 

 

 

 

O número diário de casos, segundo a média móvel de sete dias, apresentou seu quarto dia consecutivo de quedas. Ontem, a média diária chegou a 64.324, 16,6% abaixo do recorde de 77.129 registrado em 27 de março e 12,5% abaixo de 14 dias antes (73.552).

 

 

 

Na comparação com um mês antes, no entanto, quando foi observada uma incidência de 57.610 de casos, a média registrada ontem apresentou uma alta de 11,6%.

 

 

 

 

A média de móvel de sete dias, divulgada pela Fiocruz, é calculada somando-se os registros do dia com os seis dias anteriores e dividindo o resultado dessa soma por sete. O número é diferente daquele divulgado pelo Ministério da Saúde, que mostra apenas as ocorrências de um dia específico.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?