quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Eleição municipal racha MDB de Canoinhas

Últimas Notícias

Wilson Pereira pode vir a bater chapa com Zenilda Lemos

RACHA

- Ads -

O anúncio da eleição suplementar em Canoinhas atiçou muita gente e acirrou ânimos. Principal força política da cidade em termos de quantidade de filiados, o MDB, claro, não seria exatamente uma novidade viver um dilema também em relação às eleições municipais cujo mandato é pela metade.

Wilson Pereira já anunciou que estaria abrindo mão da disputa para deputado estadual considerando a eleição municipal. O gesto de Pereira deixou o caminho livre para Paulinho Basilio, candidato único de Canoinhas até o momento. Contudo, o partido desconsiderou a força que se criou dentro do MDB com a ascensão das vereadoras Zenilda Lemos e Tatiane Carvalho. Tati já declarou apoio a Zenilda que, inicialmente relutou, mas agora coloca seu nome a disposição do partido. Outros nomes de peso da velha guarda do MDB apoiam Zenilda.

Uma reunião na noite desta quarta-feira, 27, demarcou a concorrência interna, mas, segundo fontes ligadas ao partido ouvidas pela coluna, há possibilidade de se fechar um acordo evitando, portanto, que se precise bater chapas.

Pereira disse à coluna que uma das possibilidades é de chapa pura. Problema é que nem ele nem Zenilda abrem mão da cabeça de chapa. O ex-prefeito Beto Faria deve conduzir as conversações.


IRA

Quem não gostou nem um pouco dessa divergência interna do MDB foi a pré-candidata a prefeita Juliana Maciel (PSDB). Ela dava como certo o apoio dos colegas de oposição na Câmara. Mas as coisas mudaram. Beto e Pike foram presos, uma eleição foi adiantada, temos eleições gerais no meio do caminho e o círculo se quebrou. Marcos Homer (Podemos) já soltou que pode ser candidato a prefeito e, agora, Juliana se sente deixada para trás pelas principais aliadas. Zenilda e Tatiane chegaram a confrontar o MDB para tentar emplacar a vice de Juliana, mas tudo mudou.


PRONUNCIAMENTO

Com a esposa adoentada, o ex-deputado estadual Antonio Aguiar resistiu ao desejo de entrar na disputa por mais uma vaga na Assembleia. Vai se dedicar à família. Também não cogita disputar a prefeitura, porém, diz que vai apoiar alguém.


TEMPORADA DE CAÇA

Deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) passa hoje por Canoinhas.




APOIOS

Moisés com a bandeira de SC nas costas enquanto Celso Maldaner discursa/Divulgação

O governador Carlos Moisés esteve nesta quarta-feira, 27, reunido em Mafra com prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte). Eles assinaram uma carta de apoio à reeleição do governador. Assinam o documento os prefeitos de Mafra, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis, Irineópolis, Canoinhas, Porto União e Três Barras.

Surpreendeu o caso de Willian Godoy, que por ser do PSD, por acerto na convenção de sábado passado, deveria estar apoiando Gean Loureiro (UB).


PROS

Mudou o comando do Pros o que comprometeu a candidatura a governador do defensor público Ralf Zimmer Júnior.

Uma decisão judicial proferida na semana passada mudou a presidência do partido no Estado. Jeferson da Rocha, que desde março liderava a comissão provisória do Pros em Santa Catarina e vinha defendendo a candidatura de Ralf, precisou deixar o cargo e teve os atos suspensos por despacho da 5ª Vara Cível da Comarca de Florianópolis.

Com isso, o comando do partido voltou ao ex-presidente Euclides Pereira Neto, que já anunciou que não vai lançar Ralf Zimmer Júnior como candidato ao governo porque o partido não tem estrutura para tanto.

A informação é do colunista Anderson Silva, da NSC.



BAIXA

A Frente Democrática de esquerda tem mais baixas em Santa Catarina. Além do PDT, que já havia confirmado a saída do grupo, agora o PSOL também está fora. Como o partido faz federação com a REDE Sustentabilidade, a redução é ainda maior para a Frente de esquerda. O projeto inicial reunia oito partidos, mas agora cinco permanecem na coligação que vai lançar Décio Lima (PT) ao governo do Estado e Dário Berger (PSB) ao Senado.




PELA DEMOCRACIA

Autoridades de Santa Catarina assinaram a carta em defesa da democracia elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A primeira lista de signatários inclui o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, um segundo conselheiro do órgão, procuradores de Justiça e dois desembargadores federais catarinenses.



200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA

Moeda terá detalhe colorido/Banco Central / Divulgação



O Banco Central (BC) lançou nesta terça-feira, 26, duas moedas em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. Uma delas é de prata e a outra de cuproníquel.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?