quinta-feira, 16

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Dr. Aguiar relembra construção da nova ala do Hospital Santa Cruz

Últimas Notícias

- Ads -

Iniciativa e ações para a viabilização da ampliação do hospital aconteceram na década de 1980

 

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) foi inaugurado em 1939 para atender as demandas dos municípios da região. Com o passar dos anos e o aumento da população, começou a ser percebida a necessidade da ampliação da estrutura.

 

 

 

Na segunda metade da década de 1980, o então presidente do Hospital, o médico Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar, ou Dr Aguiar como é mais conhecido, começou a idealizar a construção de uma nova ala e tomou iniciativas para viabilizá-la.

 

 

 

Ele conta que inicialmente organizou a rifa de uma motocicleta para custear a elaboração do projeto da ampliação do HSCC. O projeto já existia e era assinado por Aldo Matsuda. A área total do projetada foi de 11.136 metros quadrados, com o custo de Cz$ 30.000.000,00 (trinta milhões de cruzados).

 

 

Entrega do carro para o ganhador da rifa. Na foto Dr. Hilton Ritzmann, Orlando Krautler,
Lola Dalçoquio e Dr. Aguiar/Arquivo

Depois, Aguiar conta que rifou um carro para arrecadar dinheiro para o custeio da construção da nova obra. O ganhador da rifa, sorteada em 1987, foi Lola Dalçoquio.

 

 

NOVA ALA

A nova ala do Hospital Santa Cruz foi inaugurada no dia 11 de setembro de 1987, e repercutiu em todo o Estado de Santa Catarina, por beneficiar todos os municípios da região. A inauguração da nova ala contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o então governador Casildo Maldaner.

 

 

 

 

Aguiar se orgulha do fato de sua iniciativa há mais de três décadas beneficiar até hoje pacientes de diversos municípios. Foi com essa nova ala que o HSCC passou a ter a maior estrutura hospitalar da microrregião de Canoinhas.

 

 

 

 

RELAÇÃO COM O HOSPITAL

Após concluir seus estudos no Rio de Janeiro, em 1983, Aguiar se mudou para Canoinhas e começou a atuar no Hospital Santa Cruz. Foi presidente da instituição nos anos de 1987 e 1988 e, depois, iniciou a carreira na política, tendo no HSCC uma de suas principais preocupações.

 

 

Inicialmente, foi eleito vereador de Canoinhas, depois, deputado estadual, permanecendo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por cinco mandatos, entre os anos de 1999 e 2018. Neste período, Aguiar diz que destinou diversos recursos para Canoinhas, “dando condições para que o Hospital Santa Cruz fosse considerado uma referência regional.”

 

 

O mais recente recurso destinado ao HSCC por meio de emenda do então deputado Aguiar, foi um montante de R$ 246 mil. O valor deve usado para a instalação de um elevador no HSCC. “Iniciei a obra da nova ala do hospital em 1987, na época o acesso aos andares superiores era através de rampas, pois era mais barato, mas agora, estou terminando essa obra com a destinação de recursos para a construção de elevadores”, explica Aguiar.

 

 

 

Colaborou José Rossi Jr