Diocese de Caçador: Celebrações devem retornar nos dias 28 e 29


Celebração no Dia de Corpus Christi na Igreja Matriz Cristo Rei/Fátima Santos

Reunião do clero nesta semana definiu encaminhamentos

 

 

 

O clero da diocese de Caçador se reuniu na terça-feira, 16, por videoconferência. O encontro virtual teve como objetivo tratar dos assuntos referentes à vida eclesial no contexto da pandemia da covid-19, especialmente no que se refere às celebrações.

 

 

 

O bispo diocesano Dom Frei Severino Clasen falou da importância desta reunião para o encontro do clero diocesano. “É momento de cuidado com a vida e de manifestarmos a nossa comunhão. Em visita às paróquias tenho percebido muitas iniciativas bonitas, de fortalecimento da espiritualidade e dos vínculos”, disse.

 

 

 

Com relação às atividades pastorais, o padre André Giombelli, coordenador diocesano de pastoral destacou que, na impossibilidade de manter as atividades presenciais, a coordenação tem procurado alternativas para manter os vínculos com as comunidades e famílias, pela catequese familiar, pelas celebrações para as famílias e pelas plataformas digitais.

 

 

 

Durante o encontro alguns padres também partilharam sobre a situação da pandemia em seus municípios. Além disso, foi realizada uma avaliação das celebrações de Corpus Christi, com número reduzido de fiéis.

 

 

 

Os padres também se manifestaram com relação à retomada das celebrações e atividades da igreja e sugeriram alternativas, sempre visando à segurança e o cuidado com a vida.

 

 

 

Para Dom Severino, o momento ainda é de insegurança, por isso, deve-se haver uma abertura gradual, com normas rígidas.

 

 

 

Conforme a decisão, a partir dos dias 28 e 29 de junho (Solenidade de São Pedro e São Paulo) as celebrações serão retomadas, com abertura ao público, inclusive nas comunidades. Em um primeiro momento, a diocese pretende iniciar com as lideranças. Quanto aos batizados, a proposta é que eles possam ser realizados, com as devidas orientações e restrições de participação. As reuniões permanecem online, inclusive as reuniões com as Microrregiões que já estão previstas para este mês.

 

 

 

A Comissão Diocesana de Liturgia elaborou nesta quinta-feira, 20, uma comunicação sobre estes encaminhamentos, com base nas orientações emitidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Caso se perceba mudança no contexto, novas medidas restritivas poderão ser adotadas.

 

 

 

CONFIRA AQUI O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

 

Fonte: Diocese de Caçador





Deixe seu comentário: