quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Depois de polêmica, Município suspende licitação para iluminar Estádio Ditão

Últimas Notícias

Custo estimado em quase meio milhão de reais causou indignação nas redes sociais

- Ads -

 

 

 

Um dia antes da abertura do processo licitatório, o Município de Canoinhas decidiu suspender o edital que previa a compra de iluminação para o Estádio Benedito Therezio de Carvalho, o Ditão. A única informação divulgada foi de que o edital, que seria aberto nesta terça-feira, 8, será readequado.

 

 

A suspensão vem depois de grande desgaste sofrido pelo prefeito Beto Passos (PSD) nas redes sociais desde que o edital foi divulgado. Ao colunista do JMais, Edinei Wassoaski, o Município justificou a compra afirmando que “o estádio é usado à noite pelas nossas categorias de base: 15, 16 e 17 anos que treinam para os Joguinhos Abertos. Além disso, somente nos últimos dias, quando foram permitidos os jogos amistosos amadores, sete equipes locais usaram o estádio beneficiando mais de 200 pessoas.”

 

 

 

Afirmou ainda que “a pista do Ditão está aberta também e diariamente os canoinhenses realizam treinos por lá até às 21 horas” e que a “nova iluminação vai reduzir os custos. Atualmente para iluminar o estádio é preciso ligar todas as torres e com este investimento apenas uma parte poderá ser ligada gerando economia.”

 

 

Sobre o fato de a nova iluminação contemplar exatamente a exigência da Federação Catarinense de Futebol para que o Nação Esportes Clube – time de Joinville que ganhou a cessão de uso do Estádio para disputar a série B do Campeonato Catarinense mediante a manutenção do espaço – pudesse jogar, o Município afirmou que os jogos do time serão todos durante o dia e que “dar condições de uso do estádio ao Nação é a contrapartida da prefeitura neste projeto. Quando houver liberação para público, as partidas no estádio serão mais uma opção de lazer e entretenimento ao canoinhense. Será responsabilidade do Nação possíveis danos ao patrimônio em dias de jogos.”

 

 

 

A questão foi amplamente discutida na Câmara de Vereadores na semana passada com os opositores condenando a licitação e os governistas apontando pontos positivos da compra.

 

 

 

 

 

 

CONTRADITÓRIO

Apesar de o Município dizer em nota que o Ditão só será usado durante o dia para os jogos do Nação, a própria justificativa da licitação diz o contrário: “(…) também pelas competições a nível estadual no período noturno que estão para acontecer em breve nesta praça de esportes, sendo esta a justificativa para abertura do processo licitatório”, diz o documento sem fazer referência direta ao Campeonato Catarinense. Contudo, não há outro evento estadual previsto para ocorrer no Ditão. A tabela da série B do Catarinense de fato mostra que os jogos do Nação sediados no Ditão ocorrerão todos às 15 horas, porém, se o time for para a fase final pode ter um dos jogos à noite, no dia 15 de setembro.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?