Chuvas devem começar ainda nesta quinta na porção oeste do Estado
Entre a noite desta quinta-feira, 14, ao final da madrugada de sábado, 16, a atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai aliado ao intenso fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica, formação de uma baixa pressão próxima ao litoral de SC e o deslocamento de uma frente frio pelo litoral do RS ocasionam pancadas de chuvas, que podem vir na forma de temporais em todas as regiões de SC. A chuva poderá ocorrer de forma moderada a forte intensidade, com raios e eventual queda de granizo e rajadas de vento. O alerta foi emitido pela Defesa Civil de SC.
As áreas de instabilidade começam pelo oeste catarinense ainda na noite desta quinta e se deslocam para as demais áreas do Estado no decorrer da sexta-feira, 15.
Um mapa divulgado pela Defesa Civil aponta em laranja as áreas em que o risco de ocorrência é alto, e as áreas em amarelo, onde o risco é moderado. Nas áreas de atenção, que abrangem parte do Planalto Norte, os acumulados podem ser de 50 a 80 milímetros, podendo até passar dos 100 milímetros.
TEMPORAIS OCORRIDOS NA MADRUGADA DESTA QUINTA
Na madrugada desta quinta-feira, 14, uma intensa área de instabilidade, associada a um sistema de baixa pressão, atingiu o Oeste e Meio-Oeste catarinense. Segunda a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em SC, os fortes temporais atingiram as duas regiões com pancadas de chuva e rajadas de vento de 80 a 100 quilômetros por hora. Foram registrados muitos estragos e queda de energia nessas regiões.
Do Planalto ao Litoral não houve registro de temporais, mas a diferença de pressão provocou ventania com rajadas de 70 a 80km/h entre a madrugada e início da manhã desta quinta-feira, 14, assustando moradores do Litoral Sul Catarinense.