sexta-feira, 29

de

março

de

2024

ACESSE NO 

DAMA: Criação do Grupo de Estudos e de Pesquisas em Saúde e Tecnologia a partir de uma perspectiva Multidisciplinar

Últimas Notícias

- Ads -

Ideia é desenvolver pesquisas científicas de forma colaborativa e coletiva

- Ads -

A Faculdade e Escola Técnica DAMA, desde o ano de 1998 atua no município de Canoinhas com Ensino Profissional e Tecnológico com visão empreendedora e inovadora na área educacional, voltada para as áreas da saúde e Indústria. Iniciou no ano de 2017 o processo de transição, ofertando cursos de nível superior. Nesse processo verificou-se a necessidade de investir em projetos de pesquisa e extensão, implantando uma cultura de pesquisa, de produção de conhecimento científico, de criatividade, de proatividade entre professores e acadêmicos.  O intuito é produzir conhecimento científico que possa auxiliar a comunidade canoinhense e da região, possibilitando soluções e intervenções a partir das demandas existentes nas áreas de ensino ofertadas pela IES DAMA.  

O objetivo do grupo abaixo nominado é desenvolver pesquisas científicas de forma colaborativa e coletiva a partir do compartilhamento de temas de estudos e de linhas de pesquisa. Para tanto, os participantes se reúnem periodicamente para reuniões, com o debate de temas da área da saúde e das tecnologias, trabalhando e interagindo em projetos de pesquisa de interesse comum.

Entre outras estratégias do grupo de estudo e pesquisa no desenvolvimento de suas atividades é a publicização de sua produção científica por meio de artigos científicos, publicações em anais, livros, seminários, simpósios, palestras e eventos temáticos, dentre outras ações.

Desse modo, no dia 25 de setembro de 2021, coordenadores, professores e acadêmicos engajados em criar uma cultura de estudos e pesquisas inter e multidisciplinar sobre Saúde e tecnologias, realizaram discussões que culminaram com a criação do Grupo de Estudos e de Pesquisa que possui como eixo central a temática: “Saúde e Tecnologia a partir de uma perspectiva Multidisciplinar”. O embasamento dos estudos do grupo será norteado pelas obras do pensador Giorgio Agamben, (1942), filósofo e jurista italiano, autor de significativa obra que percorre analiticamente temáticas vinculadas à saúde, à ética, à política e à economia.

No dia 16 de outubro de 2021, entre 8h30min e 11 horas, o Grupo de Estudos da IES DAMA, tendo como líder de pesquisa o Prof. Dr. Sandro Luiz Bazzanella, reuniu o grupo para sua primeira reflexão de estudos e debates.   O texto base utilizado intitulava-se: “Forma-de-vida” e, encontra-se no livro de Giorgio Agamben – “Meios sem fim: notas sobre a política”. Este livro foi publicado no Brasil em 2015 pela Editora Autêntica. A partir das contribuições do referido pensador, o grupo pode constatar que na trajetória da Civilização Ocidental de matriz greco-romana e judaico-cristã não se encontra uma definição, ou um conceito de vida.  Ou seja, vida é um termo polissêmico. Assume os mais variados significados dependendo das exigências em curso em determinado contexto,- social, político, econômico, jurídico, ou mesmo religioso.

Na ocasião, também destacou-se a linha temporal acadêmica de suas pesquisas, as quais iniciaram na década de 70, tendo como aporte o “estético”, e na sequência, em meados dos anos 90, questões políticas, jurídicas e econômicas, as quais assumiram o protagonismo de seus estudos, e permanecem até o momento em inúmeras obras publicadas.

O grupo de estudos, neste sentido, iniciou suas reflexões com a obra “Meios Sem Fim acima citada, e após a leitura do primeiro capítulo, o conceito de “forma-de-vida”, entre outros, foram debatidos e esclarecidos como sendo o termo utilizado pelos gregos, a saber – “bios” e “zoe”, ou seja, vida qualificada e vida biológica, respectivamente, bem como “vida nua” e a própria indefinibilidade do termo “vida”.

A percepção da condição do termo “vida” é fundamental para que se possa estabelecer os conceitos de saúde, de doença, do que é normal no contexto dos debates da área de saúde, do é patológico e, até mesmo do que é morte.  Ou seja, os debates realizados pelo grupo constataram a importância das definições, ou mesmo indefinições conceituais que transitam e conferem sustentabilidade a certas teorias, e, mesmo práticas no campo da saúde.  

No aspecto conceitual, saúde se refere não apenas à descrição de condições presentes, mas vinculada a uma concepção de vir a ser, de finalidades a serem alcançadas, de um projeto de saúde, seja em uma perspectiva individual ou social. Logo a ideia de doença é mais imediatista, sempre impondo ao mesmo tempo certas competências operacionais e algum tipo de explicação.

Nesse sentido, constata-se a complexidade que envolve os processos de saúde-doença e a necessidade de um olhar abrangente dos fenômenos humanos. Sob tais pressupostos, urge associar esta complexidade de compreensão à Filosofia, à Ética, à Política, à Tecnologia nas ações do cuidado em saúde. 

Entre outras variáveis em debate durante a reunião, inúmeras inquietações vieram à baila, entre elas a diferença entre Felicidade e Satisfação; o Fazer morrer e o deixar viver no contexto das mais diversas sociedades em que nos encontramos inseridos.

O autor que pautará a linha de pesquisa abraçada pela Instituição de Ensino DAMA, como já mencionado, será Agamben, e o mesmo dialoga com Michel Foucault, Hannah Arendt, Heidegger, Aristóteles, Walter Benjamin, Toni Negri, Roberto Espósito, entre outros significativos pensadores que nos auxiliam a compreender aspectos do conturbado século XX e destas primeiras décadas do século XXI.

Os primeiros passos estão dados, a “semente” para futuras produções está lançada. Certamente novos componentes agregarão conhecimentos e crescimento ao grupo ora formado.

O grupo segue com encontros quinzenais, aos sábados, no período matutino na Faculdade e Escola Técnica DAMA e espera promover através deste, o debate, a reflexão e fomento da pesquisa com educadores, acadêmicos e pessoas da comunidade interessadas em efetivar ações educacionais que atendam as perspectivas da sociedade contemporânea.

Autores:

Profº Sandro Luiz  Bazanella –  Coordenador do Grupo de Estudos

Profª Ana Paula Ziemann

Profº André Ramon Flenik

Profª Danielly Borguezan

Profª Rosimari de F. Cubas Blaka

Profº Sergio Teixeira da Silva

Profª Terezinha de Fátima Juraczky Scziminski

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?