quinta-feira, 16

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Corpo de Bombeiros de Canoinhas tem novo binômio cão e tutor

Últimas Notícias

- Ads -

Binômio Soldado David Canever e cadela Léia foi formado nesta semana

 

 

Três filhotes foram certificados e agora fazem parte da equipe dos cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que totaliza nove labradores operativos, prontos para atuação. Os animais foram certificados nesta semana, em Lages, onde participaram da Certificação Estadual de Cães de Busca e Resgate do CBMSC, na categoria Busca Rural. Essa foi a primeira vez que a Serra catarinense recebeu uma edição da prova.

 

 

 

“Nós vamos levar as provas de certificação para os Batalhões que possuem o serviço de cães, para que seja cada vez mais conhecido nas regiões e também para que os cães tenham adaptação nos mais diversos terrenos e situações comuns ao estado de Santa Catarina”, explica o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, tenente-coronel Walter Parizotto.

 

 

 

 

Para que um cão fique ativo, de acordo com o novo regulamento internacional, é preciso que os binômios passem por três provas. A de nível V, que é para cães a partir de 15 meses, avalia as condições do animal durante a busca de uma vítima, além de passar por prova de obediência e destreza. Já a de nível A tem duas buscas, uma noturna, uma diurna e ainda a prova de obediência e destreza, com um grau a mais de dificuldade, em relação a outra.

 

 

 

A arbitragem da prova foi realizada pelo tenente-coronel Walter Parizotto e o capitão Alan Cielusinsky, ambos árbitros do Conselho Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc).

 

 

 

Os binômios – dupla entre bombeiro militar e cão de busca – aprovados nesta edição foram Soldado David Canever e cadela Léia, de Porto União, pertencente ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Canoinhas; Soldado Luciano Rangel e cão Orion, de Lages, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages; e Soldado Guilherme Galli e cão Sasuke, de Otacílio Costa, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages.