Corpo de Bombeiros e Samu: saiba diferenciar os serviços

Divulgação

Naquele momento de emergência, sempre surge uma dúvida, qual órgão deve ser acionado para o socorro? 

 

 

Atualmente, em Santa Catarina, o atendimento pré-hospitalar é uma competência concorrente de dois órgãos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)  e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu. Apesar de o atendimento ser realizado pelos dois órgãos, o Samu e o CBMSC não são a mesma coisa.


 

 

As equipes do Samu são formadas por profissionais da área da saúde, sendo eles socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, estes últimos somente nas cidades que dispõe das Unidades de Socorro Avançado. Canoinhas possui duas viaturas do Samu, sendo a básica e a avançada (com médico). Já as equipes do CBMSC são formadas por bombeiros militares, que possuem em seu treinamento, capacitação em atendimento pré-hospitalar, além das demais áreas de atuação do CBMSC.

 

 



Portanto, para as emergências clínicas – aquelas que não foram causadas por nenhum fator externo -, ao exemplo dos infartos, derrames, consequências de doenças pré-existentes e casos de mal súbito, deve ser acionado o 192 para receber o atendimento da equipe de saúde do Samu.

 

Já o Corpo de Bombeiros Militar, acionado via 193, atende principalmente as emergências onde existe algum tipo de risco que necessita ser gerenciado, além dos danos pessoais causados pelo próprio acidente. A atuação dos bombeiros militar tem também por objetivo estabilizar as condições de insegurança (vazamentos de gás e combustível, vítimas presas em ferragens, dentre outras) para então realizar o atendimento pré-hospitalar.

 

 

Acionando os órgãos de apoio dessa maneira, você ajuda a poupar o precioso tempo de atendimento, fator crucial em qualquer emergência, além de também otimizar o uso do recurso público.

Deixe seu comentário: