quinta-feira, 25

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Conservação de Solos é foco de curso para técnicos do Senar/SC no Planalto Norte

Últimas Notícias

Essa foi a segunda turma do curso que oportunizou capacitar 100% dos veterinários da regional

- Ads -

Os técnicos que atuam no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Corte e de Leite e Ovinocultura de Corte no planalto norte participaram, nesta semana, do Curso de Conservação de Solos em Campo Alegre. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), com o objetivo de prepará-los para dar suporte ao produtor no manejo de solos, bem como na implantação e manejo de pastagens, entre outros aspectos que visem os melhores resultados nas propriedades.



O curso reuniu os veterinários que atuam como técnicos de campo nos municípios de Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre e Joinville. Também estiveram presentes a supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, e a supervisora técnica da entidade, Taiane Plautz.



Essa foi a segunda turma do curso que oportunizou capacitar 100% dos veterinários prestadores de serviço de técnico de campo do programa de assistência técnica e gerencial Ateg da regional. No mês passado ocorreu capacitação em Major Vieira com técnicos dos municípios de Itaiópolis, Papanduva, Major Vieira, Canoinhas, Irineópolis, Porto União e Monte Castelo.



Os cursos, com aulas teóricas e práticas, foram ministrados pela prestadora de serviços engenheira especialista na área de manejo de solos, Bianca Simon, e oportunizaram complementar e aperfeiçoar os conhecimentos dos veterinários na área de solos junto aos produtores atendidos por eles. Foram apresentadas técnicas atuais de conservação do solo para que o grupo trabalhe de forma alinhada na orientação ao produtor, visando aumentar a competitividade dos estabelecimentos rurais e adotar medidas para o equilíbrio ecológico. Entre os destaques estiveram temas como: educação ambiental; formação do solo; erosão do solo; uso e planejamento da terra; plantas de cobertura de solo e seu manejo, cuidados com o meio ambiente; entre outros.



“O Senar/SC está capacitando seus técnicos de campo em áreas específicas das demandas existentes nas propriedades para que possam ter uma ferramenta a mais para oferecer o suporte adequado aos produtores rurais”, observou Carine. 



ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE

A coordenadora estadual da ATeG em Santa Catarina, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o programa, realizado no Estado todo, permite oferecer assistência em gestão da propriedade com apresentação de técnicas eficientes de produção. “Nossos técnicos acompanham, mensalmente, as atividades das propriedades rurais com o suporte dos supervisores regionais e supervisores técnicos. Portanto, mantê-los capacitados e atualizados é fundamental para que o trabalho continue sendo desenvolvido com excelência nas propriedades do Estado”.  



O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, e o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforçam que a capacitação constante dos profissionais que atuam junto aos produtores é uma das prioridades do Senar/SC. Segundo eles, os resultados vêm se destacando, cada vez mais, justamente porque a entidade conta com equipes técnicas preparadas para auxiliar os produtores com soluções eficazes que visam os melhores resultados nas propriedades.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?