Como surpreender os recrutadores na entrevista de emprego


Pixabay

Muitas pessoas têm dificuldade em se relacionar e adotam uma postura mais retraída e tímida

 

 

Encantar os recrutadores em uma entrevista de emprego é fundamental para dar mais um passo no processo seletivo e conseguir uma boa vaga que pode dar acesso a um bom salário e benefícios.

 

 

 

Muitas pessoas têm dificuldade em se relacionar e adotam uma postura mais retraída e tímida. Em uma entrevista de emprego, isso pode cair mal, mas com as atitudes certas você pode virar o jogo e surpreender os recrutadores encarregados do processo.

 

 

 

 

Por conta disso, nós trouxemos algumas alternativas que podem te ajudar e chamar atenção dos recrutadores para o seu potencial em uma entrevista de emprego e aumentar a sua chance de contratação.

 

 

 

 

Avalie e revise o seu currículo 

A porta de entrada para surpreender um recrutador em uma entrevista de emprego é um bom currículo. Se você tiver um currículo muito bom, já vai brilhar os olhos do recrutador na chegada.

 

 

 

Alguns recrutadores tendem a escolher os currículos que mais se identificam para o cargo. Ainda assim, ter um dos melhores currículos da seleção pode te colocar em vantagem antes mesmo da entrevista.

 

 

 

Aprenda, portanto a fazer um currículo bem feito, aproveite as dicas disponíveis online e se atente a criar um bom arquivo para garantir a sua vaga na entrevista de emprego.

 

 

 

Pixabay.com

 

 

 

Busque formas de conexão com os recrutadores

A conexão com pessoas é o que te dará abertura para fazer uma venda, ainda que essa venda seja a sua imagem pessoal ou profissional. Por isso, você vai precisar se conectar com os recrutadores e transmitir confiança durante a entrevista de emprego.

 

 

 

Algumas formas de fazer isso é conversando sobre assuntos em comum (neste caso, pertinentes para a vaga) e conversar olhando nos olhos.

 

 

 

 

Uma conversa olho no olho é a melhor forma de convencer alguém a confiar em você sem muito esforço. Saber se comunicar com o corpo, ajeitando a postura e conversar seriamente pode fazer com que os recrutadores tenham uma imagem muito melhor de quem você é.

 

 

 

Outra forma de conexão é se interessar verdadeiramente pelo que o outro fala. Aproveite este momento para fazer perguntas e tentar uma conversa mais natural, que deixará o recrutador se sentindo mais confortável, além dele perceber que você é capaz de se comunicar muito bem.

 

 

 

Porém, preste bem atenção no profissionalismo exigido nessas situações e não ultrapasse estes limites. É importante ter a habilidade de adaptar a conexão a diferentes casos.

 

 

 

 

 

 

Tenha consciência de suas experiências profissionais 

No currículo você vai informar de forma resumida todas as experiências profissionais e algumas pessoais que podem contribuir para melhorar a sua imagem. Na entrevista você vai precisar conversar sobre elas, então é importante conhecer cada detalhe.

 

 

Você precisa mostrar que conhece os aprendizados que tirou de cada experiência, como suas decisões impactaram sua trajetória e como você superou os desafios que apareceram no caminho para se tornar uma pessoa melhor e um profissional mais capaz.

 

 

 

 

Por isso, tire proveito de suas experiências para contar uma história interessante ao recrutador. Não se esqueça também de estar preparado para explicar demissões, empregos que duraram pouco e outras perguntas que podem surgir.

 

 

 

 

Quando você estuda e aprende mais sobre sua trajetória, tem maior segurança para responder às perguntas do recrutador, não gaguejar sob pressão, além de fazer com que ele se interesse e se surpreenda com a forma como você se comunica sobre determinados assuntos.

 

 

 

 

Pixabay.com

 

 

 

 

Faça perguntas interessantes e relevantes

Muitas pessoas acreditam que entrevista de emprego é como uma prova em que se deve se sair bem para passar e os recrutadores já esperam que a maioria dos candidatos se comportem assim, por experiência.

 

 

 

Por isso, se comportar de uma maneira mais ativa pode surpreender o recrutador positivamente. Procure fazer perguntas sobre a vaga, se mostre interessado e justifique as perguntas dizendo que está buscando maneiras de identificar com o que pode contribuir.

 

 

 

 

 

 

Faça uma pesquisa prévia 

É interessante entender detalhes do mercado, da vaga que se está aplicando e da empresa. Quando você faz a sua tarefa de casa, a conversa com o recrutador fica mais dinâmica e sai daquele padrão maçante de perguntas, respostas e informações a serem passadas.

 

 

 

O ideal é que a entrevista seja uma conversa agradável para que o recrutador conheça mais sobre você e você conheça mais sobre o perfil interno da empresa. 

 

 

 

 

 

Por isso, aproveite a oportunidade para discutir informações pesquisadas e fazer boas perguntas, como já falamos anteriormente.

 

 

 

 

 

 

Converse sobre a cultura, visão e valores

A maioria dos candidatos está interessada nas informações práticas: salário, benefícios, horários, plano de carreira e afins. Se mostre interessado na cultura da empresa, sua visão e seus valores.

 

 

 

Essa é outra forma de surpreender positivamente os recrutadores em uma entrevista de emprego, pois a maioria não espera que candidatos estejam preocupados com isso.

 

 

 

Aproveite este tempo para realmente se interessar pelo assunto, afinal de contas, um profissional que trabalha em uma empresa que não possui valores condizentes com os seus pode até mesmo apresentar resultados ruins ao longo de sua trajetória. 

 

 

 

 

 

 

Mostre interesse em se desenvolver

Não tem nada mais desmotivador para um recrutador do que uma pessoa que não aceita opiniões, acha que sabe tudo e que não gosta de evoluir e aprender.

 

 

 

Por isso, se mostre interessado em aprender, a se desenvolver e ser um profissional e pessoa cada vez melhor. Mostre também ao recrutador o quanto é importante para você que a vaga em questão é importante não somente pelo valor financeiro, mas pelos fatores de crescimento da sua carreira e sua vida pessoal.

 

 

 

 

Esteja preocupado com questões de desenvolvimento e o recrutador entenderá que você pode ser lapidado e se tornar um ótimo profissional.

 

 

 

 

Demonstre praticamente também alguns valores importantes como:

 

 

 

 

  • Lealdade
  • Liderança
  • Confiança 
  • Honestidade 
  • Humildade 

 

 

 

 

 

Se o recrutador enxerga isso em você e não vê o mesmo em outro candidato tecnicamente mais qualificado, pode ser que você tenha grandes chances de avançar na entrevista de emprego para o próximo passo.

 

 

 

 

 

Cuide da sua imagem pessoal

Cuide da sua aparência, dando importância ao que veste, mas não exagerando para não parecer que uma entrevista de emprego é o que precisa para você se vestir bem.

 

 

 

Tente passar a ideia de que o seu estilo é profissional e você se importa em estar sempre bem apresentável. 

 

 

 

 

Se atente também à postura corporal, tom de voz e coisas do gênero. Se sentir a necessidade e tiver condições, contrate um profissional especializado na área para te ajudar com o comportamento e imagem pessoal.

 

 

 

 

 

Conclusão 

Existem muitas formas de fazer um recrutador se surpreender. Com as dicas que demos acima você tem muitas chances de causar uma boa impressão, já que a maioria dos candidatos está preocupada somente com o óbvio.

 

 

 

Mostre-se um ser humano disposto a contribuir e gerar valor para a  empresa e o seu recrutador vai te olhar com outros olhos. Não se esqueça de tentar se conectar com ele de forma natural e conduzir a conversa de forma agradável e leve.

 

 

 

 

 

Gostou das dicas para surpreender recrutadores na entrevista de emprego? Compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário ou dúvida logo abaixo para nós sabermos o que você achou deste post.

 





Deixe seu comentário: