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Como fazer um planejamento de marketing digital

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Conheça 5 elementos que não podem faltar em seu plano de marketing                                                    

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Dar início a um negócio e utilizar todo o potencial da internet a favor da sua empresa parece ser fácil.


Mas aí vem muitas dúvidas, e muitos acabam desistindo por não saber por onde começar.


Já outros acabam fracassando por não terem um plano de marketing digital.

 

Por isso que é fundamental investir um certo tempo para tratar deste assunto.


Neste post vamos te ajudar, com os 5 itens que precisam estar bem alinhados em seu planejamento de marketing digital.

 

Pronto para começar?

A pesquisa

É aqui que começa o seu planejamento de marketing, pois é a pesquisa que irá apontar os caminhos para a sua comunicação.


Nesse momento é que você irá utilizar as informações sobre as metas do seu negócio Caso ainda você não tenha definido claramente suas metas ou não sabe como definir, sugerimos que você veja este post, pois já abordamos este assunto.

 

Também na pesquisa é preciso saber o cenário em que sua empresa atua, colhendo informações a respeito de como as pessoas enxergam sua empresa, produto ou serviço na internet.


Você precisará descobrir informações a respeito da concorrência e qual o espaço dela na internet, sabendo o que elas fazem na rede, descobrindo oportunidades, além de evitar que o conteúdo não vai ser igual para o seu público-alvo.

 

É na pesquisa que será preciso descobrir e identificar o seu público, criando uma persona ou avatar.

 

Avatar ou persona, nada mais é que a representação do seu cliente ideal.

 

Desta forma será possível personalizar a linguagem que melhor se adéqua ao universo dessas pessoas.

 

 

 




O plano de ação

Após ter feito a pesquisa, é hora de colocar em prática o plano de ação.

 

É nesta etapa que será definido o tipo de conteúdo, a mensagem e todo o material de marketing que será levado ao público-alvo.


Também é no plano de ação que precisa ser definido quais canais ou ferramentas  serão utilizadas para que seu conteúdo* chegue até o seu público.

 

 

 

 

As ferramentas de marketing

Um aspecto interessante que é importante ser destacado, é que cada ferramenta tem sua especialidade na entrega do conteúdo* e também no alcance do público-alvo.

 

Por isso que um dos pontos fundamentais é a escolha das ferramentas de marketing certas com base no plano de ação que foi definido anteriormente.

 

Exemplo de algumas ferramentas e canais de marketing:


Ferramentas de links patrocinados:
Google AdWords 
Facebook / Instagram ADS
Linkedin ADS
Bing ADS

 


Redes sociais e outros canais:
Facebook 
Youtube
Instagram
Linkedin
Twitter
Pinterest
Blogs

 

 

Ferramentas de estrutura:
Website 

Blog
Landing Page
Squeeze Page
E-commerce

 


O entendimento das características das ferramentas é fundamental para o sucesso das campanhas de marketing digital.

 

 

 

 

O cronograma

A etapa da preparação do cronograma do planejamento do marketing digital é de extrema importância.

 

Com ele será possível fazer o controle das ações, frequência de atualizações e os pontos de análises (checkpoints) e seus devidos ajustes.


No cronograma também é possível fazer os controle dos recursos e do orçamento  utilizados em sua campanha de marketing digital.

 

Nós aqui do Studio Silver – Agência de marketing utilizamos uma planilha feita por nós mesmo no Google Docs.

 

Mas se você quer uma ferramenta mais moderna para melhorar o processo, recomendamos que utilize o Microsoft Project .

 

 

 

 

 

O monitoramento

Com os dados da pesquisa, com plano de ação, as ferramentas de marketing corretas e seguindo o cronograma para acompanhar as ações.
É preciso também monitorar os resultados.



Alguns itens básicos que você precisa monitorar:

  • Número de visitas no site;
  • Páginas mais acessadas;

  • Origem da cada visita;

  • Compra, aquisição do produto ou serviço;

 

  • Taxa de cadastro realizado (Caso esteja em uma estratégia de coleta de leads);

 

  • Entre outras informações.

 

A ferramenta que irá auxiliar nesta tarefa é o serviço gratuito do Google, o Google Analytics  , conhecido também como GA.

 

 

*Conteúdo é todo o material de marketing utilizado para impactar o público-alvo.

 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a fazer  planejamento de marketing.

 

Fica aqui um forte abraço, e se você tem alguma dúvida sobre marketing digital deixe aí nos comentário que teremos o prazer em responder.

 


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