terça-feira, 28

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Como criar vídeos interessantes: formatos, ideias e edição

Últimas Notícias

- Ads -

Você já parou para pensar por que o vídeo é tão importante na internet?

 

Você sabia que a maioria das plataformas digitais prioriza os conteúdos de vídeo? Nesse cenário, é fundamental saber quais são os principais formatos e ideias para usar o editor de vídeo.

 

 

No entanto, você já parou para pensar por que o vídeo é tão importante na internet? A resposta é muito simples: com ele, há mais chances de captar a atenção de alguém.

 

 

É por isso que cada vez mais as plataformas estão se adequando a este formato. Hoje, há diferentes recursos para criar vídeos claros, simples e instantâneos.

 

 

Sendo assim, neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre esse universo e pensar em como contar histórias ou compartilhar ideias com auxílio do editor de vídeo. Vamos lá?

 

 

 

 

Por que criar vídeos?

 

A criação de vídeos pode beneficiar você em diferentes aspectos. O principal deles é levar em conta que o celular já faz o papel de TV na vida de muitos brasileiros.

 

 

Mais do que isso, as mídias estão cada vez mais integradas. Um bom exemplo é quando um conteúdo televisivo pode ser visto no Youtube, como foi o caso da apuração das eleições municipais feita pelo JMais.

 

 

Hoje, sabe-se que a maioria dos dados móveis é gasta assistindo vídeos no celular. E isso não é uma novidade: basta olhar ao redor.

 

 

Seja pela facilidade ou pela pluralidade, isto é, na internet é possível encontrar conteúdos sobre os mais diversos assuntos, o fato é que os vídeos vieram para ficar.

 

 

 

Por meio deles, você pode:

 

  • Construir sua audiência digital e se destacar no seu campo de atuação;
  • Se tornar uma autoridade em um assunto;
  • Ser mais recomendado pelas plataformas de conteúdo, afinal muitas delas prioriza o formato de vídeo;
  • Aumentar o interesse por um determinado produto;
  • Criar conteúdos ou vender um serviço;
  • E muito mais!

 

 

 

 

 

Agora, vamos entender um pouco mais sobre os diferentes formatos de vídeo:

Qual o jeito mais fácil para editar vídeos?

 

O jeito mais fácil é por meio de um editor de vídeo, como por exemplo o InVideo. Com ele, você pode criar diferentes formatos de vídeo para ilustrar cada uma das suas ideias.

 

 

Com o editor de vídeo, não é preciso renderizar. É possível fazer isso diretamente no navegador, sem a necessidade de instalar nenhum programa.

 

 

Além disso, ele é um editor de vídeo muito intuitivo e fácil de usar. Além disso, há opções para criar vídeos no formato de cada plataforma (youtube, instagram, anúncios, e etc.) para você personalizar.

 

 

 

Veja uma breve história sobre os vídeos curtos, conhecidos como stories:

 

A primeira plataforma a introduzir esse tipo de conteúdo foi o Snapchat, que foi criado em 2011, por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown.

 

 

O grande diferencial do recurso é permitir a utilização de filtros animados. Outro fato interessante é que eles desaparecem da rede após 24 horas.

 

 

Isso comprova a ideia de que esse é um conteúdo de consumo rápido. Esse tipo de vídeo está presente, hoje, em diferentes plataformas, como o instagram, o facebook e até o linkedin, que é uma rede para contatos profissionais.

 

 

Hoje, os stories são utilizados, principalmente, para aproximar o público de uma marca ou de uma pessoa, mostrando o seu dia a dia e os bastidores.

 

 

Além disso, eles também são uma ótima alternativa para comunicar algo que está acontecendo ou que irá acontecer em breve e até vender um produto.

 

 

Apesar de curtos, se engana quem pensa que isso limita a criatividade. É possível inserir os mais diversos recursos como gifs, tags, texto e tudo que a sua imaginação permitir.

 

 

Você, ainda, pode se diferenciar criando vídeos curtos em outras plataformas mais profissionais antes de compartilhar nas mídias sociais.

 

 

Em suma, a ideia é transformar uma cena comum do dia a dia em algo criativo e quem fizer isso da melhor maneira, ganha mais atenção.

 

 

 

 

Formatos de vídeos e ideias

Vídeos curtos ou chamadas para a ação

 

Tempo: 15 segundos

Ideias: Bastidores, dia a dia, anúncios ou vendas de produtos

Não utilizar para: Conteúdos longos

 

 

 

 

Vídeos para anúncios e timeline

Tempo: Cerca de 60 segundos.

Ideias: Conteúdos bem produzidos, conversas e assuntos ligados ao seu segmento

Não utilizar para: Temas que têm uma data específica. Neste caso, é melhor usar os stories pois não há como ter controle de quando a pessoa verá o conteúdo.

 

 

 

 

Vídeos longos

Tempo: Até 1 hora, mas pode variar

Ideais: Aprofundar um conteúdo, histórias e vivências, perguntas e respostas, dicas e tutoriais.

Não utilizar para: Dicas curtas ou conteúdos que não sejam possíveis de aprofundar muito. Neste caso, há outras opções.

 

 

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o editor de vídeo, os formatos e as ideias para cada tipo de conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo com mais gente.