Como Calcular o ROI de Campanhas de Marketing?

Hoje vamos falar um pouco sobre essa métrica de cálculo do Google Ads

 

Você que anuncia no Google Ads ou com outras ferramentas de marketing, sabe que deve desembolsar um orçamento para que seus anúncios possam ser exibidos e gerar resultados positivos para seu negócio.

 

E, claro, deve ter uma boa administração financeira para tornar esse orçamento gasto em anúncios para gerar lucros para a sua empresa.

 

Como o Google Ads tem várias ferramentas para usar quando se anuncia na Internet, é fácil desperdiçar dinheiro à toa, então nada melhor que ter um conhecimento sobre o ROI (Retorno do Investimento ou Return of Investiment).

 

Hoje vamos falar um pouco sobre essa métrica de cálculo do Google Ads.

 

 

 

DEFINIÇÃO E FINALIDADE

 

O ROI é uma métrica que calcula o lucro obtido com seus anúncios em relação a quanto foi gasto na campanha com eles.

 

Você, empreendedor que deseja calcular o ROI de seus anúncios, subtraia seus custos totais da receita gerada pelos anúncios e, em seguida, divida o resultado pelos custos totais.

 

Acompanhe as conversões ou use o Google Analytics, assim facilita na hora de medir seu ROI.

 

Muitos anunciantes consideram o ROI como a métrica mais importante, pois mostra o que todos querem ver, ou nem sempre.

 

 

 

EXEMPLO DE COMO CALCULAR O ROI

 

Seu produto tem um custo de produção de R$ 100 e valor de venda de R$ 200. Você vende 6 unidades com os anúncios na Internet. O custo total é de R$ 600 e o total de vendas é de R$ 1,2 mil. E os custos com o Google Ads é de R$ 200, para um custo total de R$ 800. Seu ROI é, portanto:

 

 

R$ 1.200,00 – R$ 8.000,00 / R$ 800,00

= R$ 4.000,00 / R$ 800,00

=R$ 50,00

 

Nesse exemplo, você ganha um retorno de investimento de 50%. Para cada R$ 1 que você gasta, recupera R$ 1,50.

 

Espero que este post tenha ajudado, forte abraço e até a próxima!

 

Escrito por: Lucas Marschalk

Analista de Google Ads Junior – Studio Silver




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