Essas eventualidades são a principal razão pela qual todo motorista adquire seguro
Em vez de perder o veículo, ele será reparado, até mesmo substituído. Em vez de enfrentar uma equipe de advogados, a seguradora tem a experiência e as ferramentas para representá-lo e, em vez de estar em busca de uma oficina, terá especialistas que serão responsáveis por supervisionar todo o procedimento.
Podendo ir da gratidão à preocupação em um instante, um acidente de trânsito pode deixar sua indenização intacta ou resultar em um aumento da mesma nos períodos seguintes. É por isso que abaixo você pode ver algumas respostas para as perguntas mais frequentes nestas circunstâncias.
O que fazer depois de um incidente e quais dados devem ser trocados?
Normalmente, as orientações após uma colisão são baseadas em parar o veículo em sua totalidade, no caso de sair do local, poderia ser considerado como um atropelamento e fuga, talvez transformando uma simples colisão em uma infração realmente grave. Verifique se ninguém está ferido e entre em contato com a polícia, pois as seguradoras preferem obter um boletim de ocorrência, se possível.
Quanto aos dados a serem trocados, a regra básica é: nome completo do motorista, informações dos passageiros, marca, modelo e número de patente do carro, nome da seguradora, número da apólice e número de telefone da empresa. Também é sugerido que você tente procurar testemunhas e tirar fotos, já que uma imagem vale mais que mil palavras.
Posso ter uma apólice mais econômica depois de um acidente de trânsito?
A melhor maneira de encontrar uma cotação mais barata após um incidente é verificar várias seguradoras. Cada empresa avalia as circunstâncias de uma forma diferente, para que possa experimentar um aumento significativo em suas indenizações, da mesma forma. Por exemplo, a plataforma ComparaEnCasa, investigou as cotações das melhores empresas do mercado, e revelou que pode potencialmente obter até 40% de desconto para aqueles motoristas que têm cobertura completa. Você pode fazer uma simulação de seguro de auto aqui.
Quem é o responsável pelo incidente?
Tanto as seguradoras quanto a aplicação da lei tomam decisões sobre quem é o responsável ou se ambos são parcialmente responsáveis.
Para obter uma multa, a polícia determina quem fez o quê e responsabiliza o motorista em conformidade. Por outro lado, as seguradoras nomeiam um mediador de petições que decidirá a responsabilidade. Caso ambos os motoristas sejam considerados responsáveis, as leis estaduais de negligência determinam qual empresa paga por cada coisa.
Quanto tempo pode um incidente permanecer no meu registro?
Isso pode variar dependendo da região, em alguns casos eles não são incluídos no seu registro de condução, ou só aparecem se você foi responsabilizado e foi sancionado por uma infração. Em outros casos, são registrados e duram até 5 anos.