Combinações de nutrientes que ajudam a emagrecer

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Misturar carboidratos e proteínas nas refeições auxilia a digestão e facilita a dieta de quem deseja perder alguns quilos

 

 

Faça o seguinte teste: coma macarrão ao sugo num dia e, no outro, troque o molho e fique com a bolonhesa. Em seguida avalie qual dos dois pratos lhe saciou por mais tempo. A maioria escolherá o segundo, isso porque combinar carboidratos com proteínas lentifica a digestão. É o que ocorre também quando se come, por exemplo, torrada com patê de atum, pão integral com requeijão, quiche de queijo ou macarrão com atum ou salmão. A mistura desses nutrientes retarda o aporte de glicose na corrente sanguínea, evitando trabalho intenso do pâncreas para produzir a insulina necessária para absorvê-la.

 

 

Níveis elevados de insulina contribuem para o ganho de peso por três motivos:

1) os carboidratos ingeridos se transformam mais facilmente em gorduras;

2) a rápida absorção de glicose causa redução drástica do açúcar no sangue, aumentando a fome;

3) a eliminação de gorduras acumuladas se torna mais lenta.

 

 

Combinar alimentos auxilia na queima de gorduras, garante maior absorção dos nutrientes, evita inconvenientes como inchaço, gases e má digestão, além de prevenir problemas associados à obesidade.

 

 

Outra forma de regular a taxa de insulina sanguínea é se atentar à escolha dos carboidratos – isso mesmo para quem não tem diabetes. Os simples, que incluem a farinha de trigo branca e demais alimentos em que ela é usada, têm maior índice glicêmico (IG) do que os complexos, representados pela farinha e cereais integrais. Quanto maior o IG, mais rápido o aporte de glicose na corrente sanguínea.

 

 

Por fim, vale destacar que não existe carboidrato bom ou ruim, e sim a hora certa para ingerir cada um deles, os de alto IG aumentam a energia na hora, por isso recomenda-se consumi-los, por exemplo, antes e depois da ginástica. Já os de baixo IG provem energia por mais tempo e ajudam no controle do apetite, por isso devem ser consumidos em momentos em que não se necessita de energia imediatamente.

 

 

*Texto produzido em parceria com o portal Leet Doc

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