quinta-feira, 23

de

setembro

de

2021

ACESSE NO 

Com turmas pela metade e outras com 100% de ocupação, aulas são retomadas

Últimas Notícias

- Ads -

Rede municipal de ensino mudou alternância e várias turmas terão aulas 100% presenciais

 

 

 

 

As aulas das redes municipal e estadual de ensino foram retomadas nesta quinta-feira, 18, em todo o Estado de Santa Catarina. Em Canoinhas a volta do modelo presencial teve adesão de 75% dos alunos, segundo a Secretaria Municipal de Educação. Os outros 25% têm direito a aulas online.

 

 

 

Ao contrário do que a Secretaria de Educação de Canoinhas tinha informado há duas semanas, o modelo de alternância para evitar aglomeração nas salas de aula mudou. Agora, seguindo o mesmo modelo das escolas estaduais, as turmas serão divididas em duas. “Uma semana teremos 37,5% das matrículas dentro da sala de aula e na semana seguinte os demais 37,5%”, explica o secretário de Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz. O secretário, que já se posicionou contrário ao retorno presencial das aulas, disse que todas as escolas estão preparadas para cumprir as regras sanitárias para conter o coronavírus. “Faço um apelo aos pais para que respeitem as regras e orientem seus filhos”, disse Oleskovicz destacando que há um consenso entre governo e Ministério Público para retomada das aulas presenciais.

 

 

Escola Aroldo Carneiro de Carvalho se preparou dentro dos protocolos sanitários/Isabel Bayerl Stafin/JMais

 

Eliane Krull, responsável pelo ensino infantil em Canoinhas, destaca que a alternância semanal ocorrerá somente em salas que excedem o número de 15 alunos. Há várias turmas com esse total de matriculados que, considerando o espaçamento de 1,5 metro entre alunos, comporta todos. Dessa forma, essas turmas não precisarão alternar semanas. Contudo, alunos que se recusarem a ter aula presencial receberão material pela internet para estudar à distância. “Nós estamos preparados, todos foram treinados, mas nós ainda não vivenciamos porque não temos referência histórica para ver como isso vai funcionar na prática. É possível que medidas que tomamos considerando certas se mostrem equivocadas e, aí, teremos de rever”, explica.

 

 

 

Eliane atenta para o fato de que na educação infantil a retomada será de forma escalonada. Nesta quinta-feira, 18, retorna somente o pré-escolar. Na segunda-feira, 22, retornam as turmas do Jardim e Maternal.  Os berçários retornam somente em 1º de março. ” A ideia é nos prepararmos melhor  para atender a todos”, destaca.

 

 

 

Vivian Lachmann Tomporoski, responsável pelos anos iniciais e finais do ensino fundamental em Canoinhas, explica que a Secretaria está preparada para atender as demandas que surjam com relação ao modelo híbrido de ensino. “Os pais que têm dúvidas sobre esse modelo que entrem em contato com as unidades escolares e com a secretaria”, frisa.

 

 

 

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

Quais os três modelos de ensino disponíveis?

100% presencial: autorizado nas turmas em que for possível manter distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras. O número limite é de 15 alunos no caso das salas de aula de Canoinhas.

 

 

misto: em turmas com mais de 15 alunos, eles se revezam entre “Tempo Escola”, com atividades presenciais nas instituições, e “Tempo Casa”, com ensino remoto. A alternância ocorre para permitir a adoção das medidas sanitárias nas salas de aula que não comportam todos os estudantes ao mesmo tempo com distanciamento. As escolas receberam sugestões de grade horária para este formato da Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED). A definição de horários e dias da semana com atividades para cada grupo será das escolas.

 

 

100% remoto: a ser adotado para alunos do grupo de risco, casos em que os pais prefiram manter o filho em casa ou em escolas que não estejam com infraestrutura adequada para o retorno.

 

 

 
 

 
Meu filho quer estudar presencialmente. Como será?

Se a turma dele tiver total de 15 matriculados ele poderá estudar 100% presencialmente, indo todos os dias da semana para a escola. Porém, se a sala dele tiver mais de 15 matriculados, ele estudará uma semana em sala e a outra em casa, com atividades enviadas pela internet.

 

 

 

 

Meu filho não quer estudar presencialmente. Como faço?

É um direito do seu filho e uma decisão que precisa ser tomada com sua concordância. Neste caso, a unidade escolar vai fornecer conteúdo pela internet e, no caso de na sua casa não tiver conexão online, a unidade escolar vai te oferecer uma apostila impressa.

 

 

 

 

 

Quais os protocolos que preciso seguir na escola?

Os pais podem levar os filhos até a porta da escola. Os alunos só entram com máscara. Haverá álcool em gel disponibilizado dentro da escola e o distanciamento social será cobrado pelos professores.

 

 

 

 

Como funcionará a retomada escalonada da educação infantil?

Canoinhas estabeleceu um cronograma: Nesta quinta-feira, 18, retorna somente o pré-escolar. Na segunda-feira, 22, retornam as turmas do Jardim e maternal.  Os berçários retornam somente em 1º de março.

 

 

 

 

Meu filho está com sintomas gripais, o que faço?

As famílias não devem encaminhar para as escolas alunos com qualquer tipo de sintoma gripal. Também é preciso comunicar a escola caso ocorra algum caso de covid-19 na família para acompanhamento de grupos que possam ter tido contato com a criança. Caso o estudante apresente sintomas na escola, a família será chamada para buscá-lo e comunicar a rede de saúde. Grupos que tenham tido contato eventual com o aluno serão acompanhados.

A Vigilância Epidemiológica do município é o órgão que vai analisar os casos e definir se é necessário colocar todos os alunos da turma em isolamento, se a escola deverá ser fechada ou qualquer outra medida de prevenção.

 

As escolas vão ter medição de temperatura obrigatória na entrada dos alunos. Caso o termômetro marque 37,8°C ou mais, a família será acionada para conduzir o estudante para casa ou para buscar auxílio do sistema de saúde. Durante a espera, o aluno ficará em uma sala específica, sem contato com outras pessoas.

 

 

 

 

 

Como serão os recreios?

Os horários de intervalo devem ser escalonados pelas escolas para permitir o distanciamento dos alunos nas áreas comuns. Refeitórios também só poderão ocupar um terço da capacidade por vez.

 

 

 

 

Como proceder quem depende do transporte escolar?

Em regiões classificadas em risco potencial Gravíssimo para o coronavírus, como é o caso do Planalto Norte, o transporte pode ter até 70% da capacidade de assentos de passageiros sentados. Nas regiões de risco potencial Grave, Alto e Moderado, está liberada 100% da capacidade dos assentos. Está proibida a circulação de estudantes de pé. É obrigatória a aferição de temperatura dos alunos antes de entrar no transporte escolar. Basculantes e janelas precisam estar abertas para circulação do ar, exceto em dias de chuva/frio extremo. Motoristas devem usar máscaras de proteção face shield.

 

 

 

 

 

 

 

O que acontece se casos de covid surgirem na escola?

A unidade será imediatamente fechada e as aulas voltam a ser 100% online.

 

 

 

 

 

 

Há alguma diferença entre o modelo seguido pelas escolas estaduais e municipais?

As únicas diferenças estão no ensino infantil, que é de competência do Município e que, no caso de Canoinhas, estabeleceu-se um cronograma escalonado de retomada. As demais regras são as mesmas.