Canoinhas já teve carnaval de rua e de salão com competição entre blocos


Vídeo gravado em 1987 mostra como era o carnaval de rua e salão na cidade

 

 

 

Clauto Padilha*

 

 

 

Houve uma época em que o melhor carnaval do planalto norte de Santa Catarina era realizado em Canoinhas. Sim, acredite quem quiser. Do final dos anos 1970 até o final dos anos 1980 Canoinhas tinha o melhor carnaval de rua e clubes do planalto norte. Com apoio da Secretaria de Esportes e Turismo na época comandada pelo dinâmico e competente Elói Bona (in memoriam), dois clubes investiam e lotavam seus salões de foliões; Sociedade Beneficente Operária e Clube Canoinhense, cada um com o seu público.

 

 

 

 

De 1979 até 1985, dois blocos formados por uma geração dedicada, participativa, competitiva, motivada, determinada e unida que com certeza aproveitou a sua época competiam de igual para igual para energizar o clima do carnaval de rua e clubes de Canoinhas, sendo eles os blocos Moçada Dependente, comandado pelo pacato Polaco Preto e tchurma, bloco Unidos da Maloca, comandado pelos determinados irmãos Davet e Mauricio Nascimento (in memoriam), e o bloco Kakara ka Korage, que se lançou em 1996 tendo Alexey Sawchey, o Porcão, no comando.

 

 

 

 

Com alegorias, fantasias, baterias, porta bandeira, carros alegóricos e até concursos de fantasias de luxo, o carnaval daquele tempo já começava em dezembro, com ensaios da bateria, sambas enredo, elaboração de fantasias, reuniões, esquentas e muita agitação.

 

 

 

 

Agora, graças ao Youtube, todos vocês estão tendo a honra de assistir o raro vídeo que mostra momentos inesquecíveis do carnaval de 1987 que praticamente foi promovido por mim e finalizado pela diretoria do Clube Canoinhense na época.

 

 

 

 

O vídeo foi filmado por Mauricio Nascimento, que era representante da TV Bandeirantes e ainda fazia parte do bloco Unidos da Maloca. Com imagem razoável, o vídeo começa com os desfiles dos blocos na frente do Clube Canoinhense.

 

 

 

 

O primeiro bloco a desfilar é o bloco Unidos da Maloca, que desfilou com o tema “Sorte e azar”. Em seguida desfila a Moçada Dependente e, fechando o desfile, o bloco Kakara ka Karoge, que tinha estreado no carnaval apresentando o tema de magia e uma coleção de garotas sensuais trajadas de coelhinhas.

 

 

 

 

 

O vídeo mostra nas escadarias do clube os jurados que julgaram os desfiles do bloco.

 

 

 

 

 

Logo após o desfile de rua os blocos e os foliões invadiram o salão do Clube Canoinhense, que apresentou durante a folia um concurso de fantasias de luxo apresentados pelos blocos e depois a folia tomou conta da noitada que teve mais três noites e duas matinês daquele que eu considero o melhor carnaval que Canoinhas já teve.

 

 

 

 

Confira na folia do salão como os carnavais de Canoinhas eram concorridos e celebrados por todas as idades. Vemos muitas personalidades conhecidas de Canoinhas que caíam na folia junto com os jovens.

 

 

 

 

 

Apesar de muitos protestos dos blocos Unidos da Maloca e Moçada Dependente por causa das notas estranhas de um jurado que julgou o desfile de rua. O carnaval de 1987 foi vencido pelo bloco Kakara ka Korage.

 

 

 

 

 

Esse fato acabou gerando uma revolta grande nos dois blocos derrotados que se sentiram prejudicados, e prometeram nunca mais desfilar. Mas, em 1990, o carnaval de Canoinhas tentou reagir com a presença dos blocos Moçada Dependente e Kakara ka Korage desfilando, mas infelizmente como tudo que é bom, dura pouco, o último carnaval de rua que Canoinhas teve foi esse mesmo de 1990, daí para frente a cidade perdeu definitivamente a tradição do carnaval, ou seja, faz 30 anos que não tem um carnaval de rua e salão igual ao velhos tempos.

 

 

 

 

Os blocos de carnaval viraram equipes das gincanas da cidade que participaram das 10 edições e parou. Hoje em dia o melhor carnaval do planalto norte é realizado em Porto União, que sempre manteve a tradição, e atualmente o carnaval de Canoinhas é feito de funk e bailão.

 

 

 

 

 

Confesso que eu tenho a fórmula para reativar o carnaval de Canoinhas, porque carnaval é feito de alegorias no corpo e fantasias na cabeça….allah-la ô…

 

 

 

Assista no player acima

 

 

 

 

*Texto escrito originalmente para a publicação do vídeo no Youtube





Deixe seu comentário: