quinta-feira, 2

de

dezembro

de

2021

ACESSE NO 

Canoinhas está transportando pessoas com deficiências e idosos para perícia

Últimas Notícias

- Ads -

O serviço está sendo oferecido desde janeiro

 

Desde o início de janeiro a Secretaria de Assistência Social do Governo de Canoinhas está transportando canoinhenses que precisam fazer perícia médica pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para outros municípios. “Estamos buscando amenizar um pouco a dificuldade dos canoinhenses facilitando o transporte”, explica o prefeito Beto Passos (PSD).

 

 

 

O transporte realizado pela Secretaria da Assistência Social é para pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade que se encaixam nos critérios para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

 

 

Canoinhenses sofrem por causa da falta de médico perito para diagnosticar casos que necessitam de benefícios por problemas de saúde. O INSS local tinha uma perita até o ano passado, mas desde 2017 ela não atendia pacientes alegando síndrome do pânico. A médica foi redirecionada para serviços administrativos enquanto os pacientes que precisam de perícia precisam ir a outros municípios. Ano passado a profissional foi transferida para outra cidade.

 

 

 

Para solicitar o serviço o canoinhense deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua residência. Residentes fora da área de abrangência dos Cras I, II e III devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

 

 

Zenici Dreher, secretária da pasta, explica que é preciso apresentar comprovante de agendamento junto ao INSS, documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e telefones para contato).

 

 

“Lutamos para que a perícia seja realizada em Canoinhas, mas enquanto isso não ocorrer vamos garantir o transporte para este público que mais necessita”, garante Zenici.

 

 

 

Um dos objetivos desta ação, segundo Zenici, é garantir assistência social na sua integralidade, por isso, o transporte é realizado desde a residência do usuário até o INSS e no retorno da mesma forma com direito ao acompanhante.