quarta-feira, 24

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Canoinhas e região cumprem exigência para dispensar máscaras ao ar livre

Últimas Notícias

Plano do governo estadual é liberar o uso nas cidades com mais de 65% da população imunizada

- Ads -

Se depender de um critério traçado pelo Governo do Estado, Canoinhas e região já poderiam liberar o uso de máscaras em locais abertos. O plano da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é permitir a flexibilização nas cidades que tenham atingido 65% da população totalmente imunizada contra a covid-19. Porém, o governo ainda esbarra com o impedimento da lei federal, que não tem data para ser alterada. Canoinhas já tem mais de 75% da população vacinada com as duas doses ou dose única contra a covid-19. A dose de reforço já foi aplicada em idosos com mais de 63 anos e os adolescentes já tomaram a primeira dose.

Três Barras está em uma situação ainda melhor, com 86,1% da população vacinada com as duas doses. Em Major Vieira, são 73,7% da população que completou o ciclo vacinal. Já em Bela Vista do Toldo este percentual chega a 76,1%. No total, dos 295 municípios catarinenses, 209 já passaram dos 65% do total de vacinados com as duas doses.

Entre as 86 cidades que não atingiram a meta para adotar a medida está Calmon, próximo de Porto União. A cidade é a que tem a menor taxa de imunizados do Estado, com 15,44%.

As primeiras discussões sobre uma possível flexibilização do uso de máscaras ao ar livre em Santa Catarina iniciaram em outubro, quando o secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, projetou que a medida seria tomada na primeira quinzena de novembro. A expectativa era de que, nesse período, o Estado chegasse ao total de imunizados necessários para definição da regra. 

Na semana passada, durante uma visita a Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) confirmou que o decreto para a dispensa do equipamento de proteção ao ar livre já está pronto.​ Porém, o Estado ainda aguarda a mudança na lei 14.019, de julho do ano passado, do governo federal, que obriga o uso de máscaras em locais públicos e privados. 

VEJA A SITUAÇÃO DA PANDEMIA E TOTAL DE VACINADOS NA REGIÃO

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?