Bombeiros de Canoinhas salvam bebê de apenas 13 dias que se engasgou


Bombeiros e os pais comemoraram reanimação da criança que passa bem/Divulgação/Bombeiros de Canoinhas

Recém-nascido já estava com os lábios roxos e pálidos quando bombeiros chegaram na casa da família no bairro Água Verde

 

 

 

Um bebê de apenas 13 dias de idade foi salvo na tarde desta terça-feira, 21, após uma ação rápida do Corpo de Bombeiros de Canoinhas. O caso aconteceu no bairro Água Verde, em Canoinhas. A criança, segunda a mãe, havia se engasgado com a própria saliva e estava com obstrução das vias áreas (Ovace).  Ao perceberem que a criança estava engasgada, a família acionou o Corpo de Bombeiros.

 

 

Segundo informações da corporação, quando chegaram no local, os bombeiros foram abordados pelos familiares que entregaram o recém-nascido para a equipe. O recém-nascido já estava com os lábios roxos e pálidos. Primeiramente, os bombeiros verificaram as vias aéreas e iniciaram a manobra de tapotagem para tentar desobstruí-las e também foi utilizado a perinha (um pequeno aspirador nasal utilizado em bebês).

 

 

 

Calmamente, os bombeiros repetiram o ciclo duas vezes e obtiveram êxito. Durante o deslocamento para o hospital, a criança voltou a respirar normalmente e também começou a chorar.

 

 

 

Ao chegar no hospital, foi colocado o oxímetro pediátrico, que mede a saturação do oxigênio no sangue arterial e a pulsação em adultos e crianças. Os sinais vitais estavam estáveis, apresentando saturação em 96% e pulso com 112 batimentos por minuto, o que é considerado normal para um bebê.

 

 

Após realizados todos os procedimentos padrões de atendimento pré-hospitalar, o bebê ficou aos cuidados da equipe médica e dos familiares.

 

 

 

COMO AGIR EM CASO DE ENGASGAMENTO COM BEBÊS (MANOBRA DE TAPOTAGEM)

  1. Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços
  2. Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme
  3. As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço
  4. Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo
  5. Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas
  6. O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz

 





Deixe seu comentário: