Atualmente são 68 empresas de cunho turístico no município
De acordo com informações levantadas e divulgadas em relatório pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a arrecadação no setor de Turismo em Canoinhas aumentou 10,11% em 2023, em comparação com dados relacionados ao ano de 2022.
Conforme as estatísticas apuradas pela Secretaria, o montante do Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado com o setor em 2022 foi de R$ 372.550. No ano seguinte, em 2023, o aumento de 10,11% é equivalente a uma arrecadação de R$ 410.228 durante o período.
Atualmente, conforme a Secretaria, são 68 empresas de cunho turístico em atividade no município, que contabiliza agências, hotéis, pousadas, transportadoras, restaurantes, pesque-pagues, entre outros empreendimentos.
PERCEPÇÃO
A Associação Canoinhense de Turismo Rural (Acatur) mantém duas rotas turísticas já estabelecidas no turismo local, a Rota do Salto e a Rota das Capelas. Há ainda outras duas rotas sendo planejadas em parceria com o Sebrae, contempladas no roteiro Encantos do Planalto Norte, incluso no projeto Rotas e Roteiros.
Segundo o diretor de Turismo de Canoinhas, Marcelo Tokarsky, no que diz respeito a empresas de transporte, a arrecadação no setor pode ser tanto receptiva quanto emissiva. “Mesmo quando empresas de transporte realizam viagens para fora de Canoinhas, a arrecadação ocorre no município, então o aumento do valor no ano de 2023, pode-se dizer, que é um fruto do aumento do fluxo de visitantes na cidade, bem como do aumento de excursões”, comentou.
Tokarsky afirma ainda que tem notado um interesse cada vez maior da população canoinhense em conhecer os atrativos no próprio município. “Os estabelecimentos gastronômicos locais, por exemplo, têm passado por contantes processos de melhoria nos últimos anos, sempre com o intuito de atrair visitas dos próprios canoinhenses, bem como visitantes de fora”, explicou.
“Em nosso trabalho na Secretaria, estamos firmes no propósito de que o turismo local cresça mais ainda, temos participado de vários eventos, divulgando Canoinhas como um bom destino”, complementou Tokarsky.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Seleme, o setor do Turismo é um segmento da economia que está sendo observado “com muito carinho”, pois, segundo ele, gera empregos e renda. “Estamos trabalhando para capacitar e incentivar o turismo local, pois é uma indústria limpa e que gera bons resultados econômicos para a cidade e região”, comentou.
ROTA DAS CAPELAS
A Rota das Capelas é um dos passeios mais tradicionais no fomento ao turismo em Canoinhas. Com um foco em turismo religioso, a rota percorre diversas localidades no interior do município, visitando capelas e outros pontos de relevância histórica para a comunidade.
Recentemente, a Rota das Capelas recebeu, pela primeira vez, turistas estrangeiros, vindo do Chile, do Equador e do Uruguai.