terça-feira, 5

de

julho

de

2022

ACESSE NO 

Alunos do Curso de Bombeiros Comunitários realizam Treinamento de Resistência Operacional em Porto União

Últimas Notícias

- Ads -

Futuros bombeiros comunitários passaram 24 horas em treinamento

Alunos do Curso de Bombeiros Comunitários (CBC) do município de Porto União concluíram na manhã deste domingo, 22, o Treinamento de Resistência Operacional (TRO). A atividade foi iniciada no quartel do município às 8h da manhã de sábado, 21, com a chegada dos alunos e conferência dos materiais individuais.

Após a apresentação, os futuros bombeiros comunitários foram colocados dentro de viaturas e conduzidos até a antiga Estação do Engenheiro Melo, onde iniciaram o deslocamento a pé pela estrada de ferro até o local do acampamento (cachoeira do Km 13), até então desconhecido pelos alunos.

Ao chegar ao local, as atividades foram iniciadas com uma pista de instrução de orientação em meio à mata, seguida de uma pista de utilização de meios de fortuna para atendimento de emergência em meio à mata, pista de resgate em locais elevados (ribanceira), pista sensibilização de desastres, pista de progressão com fio noturno e progressão noturna, pista de técnicas de sobrevivência, preparação de alimentos e montagem de acampamento (bivaque).

Ao amanhecer deste domingo, 22, os alunos foram conduzidos de viaturas até o mirante da antena, onde iniciaram uma progressão em meio à mata por uma trilha que dá acesso a Estação do Engenheiro Melo, onde iniciaram o deslocamento de retorno ao quartel de Porto União, ponto de finalização do treinamento.

Chegando ao destino, após 24 horas de treinamento exaustivo, os alunos foram recebidos pelo capitão BM Marcos Colla, comandante da 3ª Companhia, que parabenizou a todos pelo empenho e dedicação durante todo o treinamento.

Completando a recepção, os familiares dos alunos os aguardavam escondidos dentro da garagem do quartel, em um encontro surpresa e emocionante.

“O treinamento foi marcante e diferencial na vida dos alunos, que sentiram na pele o cansaço físico e mental, as dificuldades durante um período ininterrupto de atividades sem pausas e, principalmente, o frio intenso causado pelas baixas temperaturas (3°C) registradas durante o treinamento. O encerramento do treino com a participação dos familiares foi uma emocionante recompensa de todo o esforço empenhado, e que vai ficar marcado para a história dos alunos e dos bombeiros de Porto União”, afirma a corporação da 3ª Companhia.

No TRO, além da dificuldade física, os alunos exercitaram o raciocínio rápido mediante o estresse mental, situações que são habitualmente enfrentadas na rotina de atendimentos realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Agora, os alunos continuam realizando as horas de estágio previstas no curso, até o início do mês de setembro, quando está prevista a formatura e término do curso. Após a formatura, serão então certificados como bombeiros comunitários, podendo então atuar junto as equipes do Corpo de Bombeiros Militar.

Antes de iniciarem no CBC, os alunos tiveram que concluir o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), ofertado de forma online e gratuita pelo CBMSC.