sexta-feira, 19

de

abril

de

2024

ACESSE NO 

Aguiar diz que, com distritão, pode ir a deputado federal em 22

Últimas Notícias

- Ads -

Ex-deputado estadual está afastado da política

- Ads -

POSSIBILIDADE

A expectativa de que o projeto de lei que torna o modelo de distritão na disputa proporcional passe no Congresso Nacional em tempo hábil para valer para as eleições do ano que vem animaram o ex-deputado estadual Antonio Aguiar (PSD). Ele estuda a possibilidade de lançar candidatura a deputado federal. Seu desejo foi revelado ontem em entrevista ao programa Fala Cidade, que apresento na Rádio 98 FM.

O modelo de distritão, de fato, favorece uma candidatura de Aguiar. Pelo modelo, cada estado ou município seria um distrito, não haveria sua separação em distritos menores. Diferente do sistema proporcional, em que são eleitos os mais votados dentro de cada partido, no distritão contam os votos para os candidatos. Os deputados e vereadores mais votados seriam os eleitos, sem levar em conta os votos no partido ou legenda. As sobras dos votos não seriam mais aproveitadas para distribuir cadeiras entre os partidos. Podemos fazer comparação com uma corrida, em que tudo é muito simples: quem chegar na frente sobe ao pódio (a Câmara de Deputados ou de Vereadores); os demais ficam de fora.

Isso facilita para Aguiar porque a questão regional é fortalecida. Logo, como ele mesmo avalia, seu nome desponta como o mais popular no Planalto Norte catarinense, já que como deputado estadual por cinco mandatos, distribuiu verbas e se fez presente nas dez cidades da região por longos anos. A memória desses municípios ainda está fresca.




CONCORRÊNCIA

Quem não gostou da notícia foi a ex-vereadora Norma Pereira (PSDB), que ganhou visibilidade por ter assumido a suplência de Carmem Zanotto (Cidadania) por um mês em abril deste ano. Ela vem trabalhando para viabilizar seu nome na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados em 22.


DERROTA

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso, rejeitou nesta quinta-feira, 5, por 23 votos a 11, o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). Os deputados voltam a se reunir nesta sexta-feira, 6, às 18h, para analisar um novo parecer, que será elaborado pelo deputado Júnior Mano (PL-CE), que foi indicado pelo presidente da comissão especial. Mano pode inclusive recomendar o arquivamento da PEC.







AMPLIADO

Diante da adesão ao Programa Saúde na Hora, Bela Vista do Toldo ampliou o horário de atendimento no âmbito da Unidade Básica de Saúde Central. O regime de funcionamento passa agora a ser de 12 horas diárias ininterruptas, em dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 19 horas.





DOAÇÃO

 Carol Gibowski/5.8.21/Divulgação

A Clamed, por meio de suas marcas, Drogaria Catarinense e Farmácia Preço Popular, aderiu ao movimento Unidos pela Vacina, que visa agilizar a imunização de todos os brasileiros.

O grupo doou ao município de Canoinhas uma câmara conservadora e 10 caixas térmicas. A doação foi realizada nesta quinta-feira, 5. Os equipamentos foram recebidos pelo prefeito de Canoinhas, Beto Passos, e serão usados para armazenar vacinas.






PTB CRESCENDO

Depois de Kennedy, PTB deverá ganhar mais três deputados estaduais em SC/ Rodolfo Espinola / Agência AL

Depois de Kennedy Nunes ter trocado o PSD pelo PTB, o partido mira agora outros três deputados estaduais de saída do PSL: Felipe Estevão, com base em Laguna, Jessé Lopes, de Criciúma, além da deputada Ana Caroline Campagnolo.

O pai de Jessé, Júlio Lopes, ex-presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), foi convidado pelo deputado Kennedy e já assumiu a presidência do PTB criciumense para organizar a base visando a eleição do ano que vem.

- Ads -
Olá, gostaria de seguir o JMais no WhatsApp?
JMais no WhatsApp?