Planos de anúncio a partir de R$ 100. Clique aqui e converse com a gente

sábado, 30

de

novembro

de

2024

ACESSE NO 

Planos de anúncio a partir de R$ 100. Clique aqui e converse com a gente

Acertos de última hora marcam convenções partidárias no fim de semana em Canoinhas

Últimas Notícias

Tendência é de que cidade tenha de quatro a cinco candidatos

- Ads -

Os partidos políticos de Canoinhas deixaram as convenções partidárias para os três últimos dias do prazo final. A Justiça Eleitoral permite que as siglas se reúnam para definir seus candidatos até às 23h59 de segunda-feira, 5. A única exceção é o PRTB, que definiu seu candidato no sábado passado. Samuel Lubke vai concorrer em chapa pura com Pastor Elias na vice.

Na tarde deste sábado, 3, o MDB, enfim, define seu candidato. Beto Faria chegou a se apresentar como pré-candidato, mas por uma questão particular – se eleito ele perde os quatro anos de contribuição ao fundo de pensão do Estado, do qual é servidor efetivo, e dessa forma terá de voltar à sala de aula para completar o período para se aposentar – deve declinar. Ele tende a ir na vice do ex-vereador Paulinho Basilio, em chapa pura, o que não o obriga a se afastar de suas funções no Estado. O PSD aceitou apoiar a chapa, assim como o DC e o PSDB. O Podemos ainda reluta, mas a tendência é de se unir à chapa. Cleverton Durau, presidente do Podemos, insiste: “Se MDB persistir em chapa pura, nós lançamos a nossa”.

Neste domingo, mais três candidatos devem ser anunciados.

O PL confirma às 9h, na Câmara de Vereadores, a candidatura a reeleição de Juliana Maciel Hoppe. Seu vice ainda é um mistério, mas o nome mais provável é o da vereadora Zenilda Lemos (União Brasil). Há uma pressão do Estado por chapa pura, com Gil Baiano na vice. O Progressistas, que fará convenção conjunta com o PL, insiste em Ivan Krauss na vice de Juliana. Certo é que a prefeita terá o apoio de PL, União Brasil, Progressistas, PRD (o empresário Robson Calixto deve desistir da pré-candidatura) e Agir.

Também pela manhã, no Restaurante Moratelli, o PT deve confirmar o nome de Andrey Watzko para a disputa. A vice deve ser entregue ao Avante, com Roberto Bradonski como o candidato.

O quinto nome desta disputa pode vir à tarde, durante a convenção do Republicanos, às 15h, na Lanchonete do Ilustre. Célio Galeski, descontente com a decisão do MDB de ir de chapa pura, anunciou que será candidato a prefeito.

O Podemos só vai bater o martelo se apoia ou não a chapa pura do MDB durante a última convenção da temporada, marcada para às 15h deste domingo, 4.



PRAZOS

Com as candidaturas definidas, os partidos têm até 15 de agosto para registrar as chapas na Justiça Eleitoral, o que ainda pode provocar alguma mudança como uma desistência ou substituição, desde que justificada, por exemplo. A partir do dia 16, os candidatos estarão autorizados a fazer campanha. A eleição ocorre em 6 de outubro.

- Ads -
JMais no WhatsApp?