A Psicologia das Cores


Todo o mundo é expressado de alguma forma, cor ou até mesmo design

 

 

 

Nos dias de hoje, as cores não são só cores, elas são uma ferramenta de Marketing, estão em todo lugar, marca, design, enfim, em todo lugar.

 

 

 

Por onde você passa, você as enxerga, você as sente e quem sente, principalmente, é o seu psicológico, pois ele é o responsável por absorver todas as informações de determinada logomarca. Entenda como funciona.

 

 

 

Quando nosso psicológico observa algo, transforma as cores em sensações e a influência das cores pode ser observada na Publicidade, Marketing, Decorações de Casas, na moda, na maneira que gostaríamos de ser vistos, entre outras coisas.

 

 

 

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS CORES:


PRETO:
Nas emoções – Ele desperta, Poder, Mistério, Sofisticação, Prestígio, Atemporalidade e Morte.

 

 

Utilizado em Marcas que transmitem elegância, sofisticação e poder.

 

 

 

 

BRANCO: Nas emoções – Ela desperta transparência, pureza, ingenuidade, nobreza, suavidade e limpeza.

 

 

Utilizado em Espaços pequenos para dar sensação de amplitude. É uma boa cor para expressar o nobre ou puro.

 

 

 

 

 

ROSA: Nas emoções – Ele desperta romance, delicadeza, inocência, diversão e feminilidade.

 

 

Utilizado em – Marcas para um público feminino, romântico ou delicado, é uma cor associada às mulheres.

 

 

 

 

VERMELHO: Nas emoções – Dinamismo, agressividade, paixão, energia e perigo.

 

 

Utilizado em – Produtos alimentícios, marcas relacionadas a automóveis.

 

 

 

 

 

 

AZUL: Nas emoções – Confiança, profissionalismo, sinceridade, seriedade, calma e infinito.

 

 

Utilizado em – Bancos, produtos medicinais, tecnológicos e companhias aéreas.

 

 

 

 

 

VERDE: Nas emoções – Crescimento, renovação, juventude, natureza, ética e orgânico.

 

Utilizado em – Associada à natureza, ao dinheiro e ao bom. Ela expressa dinamismo e energia.

 

 

 

 

AMARELO: Nas emoções – estímulo, alegria, positividade, aconchego, simpatia e otimismo.

 

 

Utilizado em – Restaurantes para estimular o apetite e usado para causar dinamismo e alegria.

 

 

 

LARANJA: Nas emoções – Inovação, modernidade, juventude, diversão, vitalidade e acessibilidade.

 

 

Utilizado em – Marcas que expressam diversão, dirigidas principalmente ao público juvenil.

 

 

 

 

PÚRPURA: Nas emoções – Luxo, realeza, sabedoria, dignidade, mistério e espiritualidade.

 

 

Utilizada em – Marcas associadas a conteúdos de fantasia. Cor que expressa muita criatividade, imaginação e é relacionada ao crescimento.

 

 

 

 

Como você pode observar as cores remetem sempre ao lado dos sentimentos. Então, porque não usar isso a favor do marketing? Todo o mundo é expressado de alguma forma, cor ou até mesmo design, e por trás de tudo isso existe alguma psicologia que transforma ou inova o nosso mundo.

 

 

 

 

Escrito por: Décio Eluan Padilha

Designer Gráfico – Studio Silver





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