Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 19
A Prefeitura de Canoinhas, por meio da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, lançou o edital nº 01/2025, que beneficiará iniciativas culturais. Cada entidade poderá ser contemplada com até R$ 14.559,32.
“É mais do que o lançamento de um edital, é um reconhecimento do valor inestimável dessas iniciativas e um incentivo para que continuem florescendo e enriquecendo a cultura em Canoinhas”, pontua a prefeita Juliana Maciel.
A vice-prefeita Zenilda Lemos enfatizou o papel vital de associações, entidade e movimentos na disseminação e valorização das expressões artísticas locais: “são verdadeiros celeiros de criatividade e importantes agentes de transformação social em nossas comunidades”.
As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas entre 12 e 19 de maio por meio de plataforma digital (clique aqui e acesse o link).
Podem participar do edital
- I. Pontos e Pontões de Cultura certificados pelo Ministério da Cultura com constituição jurídica, ou seja, com CNPJ (aqui tratados, também, como entidades culturais);
- II. Pontos e Pontões de Cultura certificados pelo Ministério da Cultura sem constituição jurídica, ou seja, sem CNPJ (aqui tratados, também, como coletivos culturais);
- III. Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos (com CNPJ – aqui tratados, também, como entidades culturais) que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades e ainda não estejam certificadas como Ponto ou Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, desde que cumpram os requisitos para a certificação no Cadastro Nacional.
- IV. Coletivos informais (sem constituição jurídica), representados por pessoas física, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades e ainda não estejam certificadas como Ponto ou Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, desde que cumpram os requisitos para a certificação no Cadastro Nacional.
“Os critérios de avaliação estão definidos no edital, publicado no diário oficial e site do Município”, explica Celio Galeski Júnior, o gestor da Fundação de Cultura e Turismo, Helmy Wendt Mayer.
O recurso será destinado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do programa Cultura Viva.