Qual sua reação quando você envia uma mensagem para uma empresa?
Olá, leitor(a) da minha coluna tudo certo?
Aqui é o Rudmar Silveira, um dos desenvolvedores do WhatsHelp.
Alguns dias atrás, escrevi um artigo falando sobre: “O dilema do atendimento pelo WhatsApp”. Se não viu, vale a pena ver.
Hoje vou falar dos checks azuis (confirmação de leitura) do WhatsApp, e o impacto negativo que o atendimento da sua empresa pode passar se você não souber lidar com ele.
Mas, primeiro responda uma pergunta:
Qual é sua reação quando você envia uma mensagem para uma empresa, e você tem a confirmação da leitura (checks azuis), mas o outro lado demora uma eternidade para dar uma resposta para você?
(Às vezes mais de 24 horas).
Por mais que você seja uma pessoa sensata e coerente que tem noção de horários de atendimento e fila de espera, o seu subconsciente já processou uma imagem negativa, no mínimo, você teve uma pequena ansiedade, simplesmente porque quando vemos os checks azuis, já estamos acostumados a receber uma mensagem de atendimento ou orientação do outro lado o mais rápido possível.
A falta de mensagem com orientação em tempo real ao contato já gera uma impressão negativa na mente do contato, aí dependendo do atendimento que for prestado após isso poderá definir o desfecho da conversa.
Qual o cenário ideal?
Para quando um contato envia uma mensagem para sua empresa, essa seria a estrutura mínima ideal:
1# Exemplo de boas vindas:
– Olá, {nome da pessoa}, {saudação}!
Seja bem-vindo(a) a central de atendimento da {nome da empresa}.
2# Exemplo de orientação e doutrinação:
– {nome da pessoa}, descreva sua solicitação que atenderemos assim que possível. (em dias e horários comerciais)
Simples assim, desta forma, tenha certeza que causará uma ótima impressão logo no primeiro atendimento. Ah, e isso precisa funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Se você não utiliza um Chatbot para atendimento no WhatsApp? Bah, que vacilo, continue assim, e talvez veja sua empresa ser engolida com a chegada dos consumidores da nova geração ou até mesmo seu concorrente.
Obrigado pela leitura e se quiser melhorar o atendimento pelo WhatsApp, já sabe o que pode ajudar.
Aqui tem um link com demonstração completa da nossa solução:
https://whatshelp.com.br/demo/
Fica aqui um forte abraço e até o próximo artigo.