Papanicolau: o que é e para que serve

Imagem: https://santosbancarios.com.br/

Toda mulher tem risco de câncer de mama ou ginecológico, e deve fazer uma consulta de rotina anualmente com um ginecologista

 

Exame papanicolau e preventivo ginecológico são sinônimos, e nele o ginecologista coleta células da vagina, do colo do útero e do canal cervical, faz um esfregaço, fixa esse material em uma lâmina e o envia para um laboratório, para análise de um patologista.

 

 

O papanicolau serve para descobrir se a mulher é portadora de células malignas. Ele é indolor, e depois que a mulher inicia a atividade sexual deve fazê-lo anualmente, caso contrário, negligenciará a possibilidade de ter um diagnóstico precoce de câncer.

 

 

Fazer o papanicolau não exclui a possibilidade da doença, mas se ela se manifestar, poderá ser diagnosticada precocemente, e assim terá maior chance de cura.

 

 

COMO PREVENIR O CÂNCER

Atualmente, uma das melhores formas de prevenção ao câncer é a vacina contra HPV – voltada para meninas de 9 a 14 anos, apesar de se não ser proibitivo aplicá-la em idades mais longevas.

 

 

Toda mulher tem risco de câncer de mama ou ginecológico, e deve fazer uma consulta de rotina anualmente com um ginecologista – o melhor profissional para determinar o risco para os citados tipos de câncer, e realizar exames de acordo com isso –, sem que para isso necessariamente tenha algum sintoma.

 

 

Marque, por exemplo, o mês de aniversário, e sempre nele faça uma consulta. Caso surjam sintomas, então faça uma nova consulta específica para averiguá-los.

 

*Texto produzido em parceria com o portal Leet Doc.

Deixe seu comentário:


Como você avalia os dois primeiros meses de governo de Carlos Moisés da Silva (PSL) em SC?

  • Excelente - 117
  • Muito bom - 71
  • Bom - 194
  • Ruim - 431
Votar
Resultado